16-5-2018   Livia - Literatura   Artigo

Como ler sempre, mesmo sem ter muito tempo

Você usa a desculpa de que não lê por falta de tempo? Sim, acontece nas melhores famílias… Porém se você parar para pensar, tem muito mais tempo do que imagina, e ele está sendo desperdiçado com besteiras. Que tal começar a usar pelo menos uma parte desse tempo mal aproveitado com as leituras? Já aviso que nem precisa de tanto tempo assim. Alguns minutos por dia já fazem diferença no saldo de leituras do mês.

Carregue um livro sempre com você:
Sabe aquele dia que você resolve ir ao banco e a fila está interminável? Ou que a aula acabou mais cedo e você não tem nada para fazer? Aquelas horas infinitas dentro do transporte público? Tudo isso é tempo para ler! Garanto que nesse momento você tenta espantar o tédio jogando no celular ou olhando as atualizações do facebook que nunca trazem nada de novo. Se você carrega o livro para cima e para baixo vai sempre ter o que ler e conseguirá otimizar esse tempo perdido.

Use diferentes formatos de leitura:
Essa dica complementa a anterior. E por formatos eu me refiro tanto a mídias diferentes para ler quanto a gêneros e estilos literários. e Eu sei que é um peso danado carregar um livro de 500 páginas em capa dura para cima e para baixo. Mas a tecnologia sempre caminha a nosso favor. Hoje existem os maravilhosos leitores digitais que facilitam a vida: você carrega milhares de livros num objeto que pesa alguns gramas e ainda é todo projetado para melhorar a experiência de leitura. Não possui um e-reader? Um smartphone você tem. Existem vários aplicativos (tem o da Saraiva, o da Amazon…) para você comprar livros, baixar alguns de graça e ter sempre uma leitura onde quer que você esteja. Fora as mídias de leitura você pode variar carregando livros mais rápidos de ler, como uma poesia, uma coletânea de contos,um romance levinho ou um belo suspense. Você vai querer ler.

Use as horinhas antes de dormir:
Que sejam 10 minutos antes de se deitar. Pegue um livro, leia um capítulo. Ou algumas páginas. Mas comece aos pouquinhos, umas 2 ou 3 por dia. Vai ser difícil se controlar para ler só isso.

Separe um tempo na semana para isso:
Se organizar direitinho dá tempo de tudo! Separe um momento no fim de semana ou num feriado prolongado, uma hora no dia…

Substitua alguma atividade pela leitura:
Calma, não precisa deixar de ver sua novela preferida ou aquele reality show do momento. Mas sabe quando você liga a televisão e não acha nada de bom, mas fica insistindo em assistir a um programa chato de domingo? Essa é a hora! Ou tente maneirar mais o tempo que passa nas redes sociais e troque por alguns minutos de leitura.

Escrito por:
Livia - Literatura
Apoiado por...