PULAR PUBLICIDADE

Afinal, ser fitness é legal?

19-6-2018
Anualmente, milhares de pessoas iniciam sua jornada rumo ao corpo ideal e a uma vida mais saudável. Porém, muitas falham e não conseguem atingir os seus objetivos pessoais. Desistem, e na maioria das vezes isso ocorre pois criam uma expectativa de resultados que não condiz com a realidade. Outras desistências se dão, principalmente, pela falta de conhecimento e de real entendimento do que é ser fitness.

Fitness é uma palavra de origem inglesa e significa "estar em boa forma física". O termo é normalmente associado à prática de atividade física e está ligado ao bom condicionamento físico, isto é bem estar físico e mental.

A palavra é formada a partir da junção de "fit" (um dos significados é "boa forma") e "ness", um sufixo que transforma adjetivos em substantivos, designando um estado, uma condição (por exemplo, "crazyness", que significa "loucura").

Portanto, fitness significa a resistência ou condição do corpo para funcionar com eficiência em todas as atividades do dia a dia e se manter saudável.
O termo fitness é também pode ser traduzido por "aptidão", um termo utilizado em Biologia para designar a capacidade de um organismo para sobreviver e reproduzir no seu meio, transmitindo o seu gene às gerações seguintes, aos seus descendentes.

Mas e na prática, o que é ser fitness? dúvidas na hora de responder essa simples questão. Afinal, atualmente, existem várias concepções que fogem completamente da intenção inicial dessa palavra.

Dessa forma, o termo fitness é muito mais profundo do que ter somente um corpo estético e musculoso. É um estilo de vida. O estilo de vida que mais cresce no mundo. 

Os objetivos estéticos que chamam atenção da maioria que pretende mudar o físico são consequência de um trabalho pessoal e consistente com o corpo e a mente.

Exercitar-se regularmente faz parte desse trabalho. Entretanto, o cuidado com a alimentação e o autoconhecimento, também fazem parte do processo, sobretudo, quando mencionamos a disciplina e a satisfação pessoal para conseguir enfrentar todas as novas mudanças que impactam positivamente a qualidade de vida.

A dificuldade para conquistar mudanças duradouras acontece quando um indivíduo está tentando ingressar em um estilo de vida que não condiz com a sua realidade atual. Por essa razão, há sempre uma necessidade de encontrar o equilíbrio entre o que é possível e o que é funcional. 
Além da funcionalidade e da praticidade do novo estilo de vida, é importante ter em mente que ser fitness é, antes de mais nada, ter um corpo capaz e preparado para enfrentar qualquer atividade do seu dia a dia. É também se preparar para o futuro.

O autoconhecimento e a consciência corporal tem um importante papel nesse objetivo. Conseguir controlar e dominar movimentos corporais é muito mais vantajoso do que ter somente um grande desenvolvimento muscular.

Musculação, yoga ou pilates, atividades que foquem no seu desenvolvimento físico de maneira integral, envolvendo flexibilidade, resistência e, principalmente, controle corporal.

Inclusive, deve ser ressaltado que o objetivo estético também pode ser observado na prática contínua de atividades mais "leves" que podem agregar efeitos positivos para a rotina pessoal de quem está em busca de uma vida mais ativa e mais saudável.
O fitness não deve ser visto como uma modinha jovem. Pode e deve ser aplicado em todas as idades e etapas da vida. A atividade física é eclética e contempla a todos, independente de qualquer situação. Porém, a presença de um profissional da área da saúde e da educação física são condições essenciais para saber se você está apto para iniciar. 

Ser fitness é muito mais do que buscar um padrão de beleza ou um resultado estético que é determinado pela sociedade. Ser fitness é uma conquista pessoal e uma prova existencial do desenvolvimento de cada indivíduo que busca uma melhor qualidade de vida e o seu próprio potencial pleno.

É aí prontos para começar?

ESCRITO POR:
Tania Madureira

confira as fotos abaixo:

   Newsletter
   Contato
   Mais visualizados do mês