Como surgiu o esmaltes de unhas?

 28-6-2018   Bianca - Esmaltes   Artigo

Olá minha querida leitora que assim como eu, é apaixonada por unhas e esmaltação! Seja muito bem-vinda a minha coluna aqui, no Agito 24 Horas em parceria com a Connect Blogger!

Desde quando comecei a fazer minhas postagens aqui no Agito 24 horas eu sempre quis fazer essa matéria, já que eu AMO matérias de curiosidades. Hoje eu lhes trouxe uma breve historia sobre a nossa paixão, o esmalte de unhas! Como será que ele surgiu?

Já de antemão, quero agradecer ao site Historia do mundo, já que ele foi muito válido para as minhas pesquisas.

O esmalte já integrava o cotidiano da realeza do Antigo Egito, por volta de 3500 a.C.,  mas obviamente, naquela época, as mulheres aplicavam uma tintura de hena avermelhada nas unhas. As cores mais vibrantes eram exclusivas ao uso da família real e como o próprio nome diz, a cor da hena era vermelha, mas possuía vários tons diferentes.

O mesmo poder de distinção social era perceptível entre os Chineses. Em meados do século 3 a.C., o uso de tons vermelhos e metálicos (feitos com soluções de prata) significavam a ocupação de um lugar privilegiado na hierarquia social.

Já entre os romanos, a pintura dava lugar a tratamentos com materiais abrasivos que faziam o polimento das unhas.

Dando um salto no tempo, chegamos no século XX, aonde o primeiro esmalte que conhecemos foi inventado pela francesa Michelle Ménard. O produto logo ganhou popularidade e, na década de 30.

A criação do esmalte, como o conhecemos hoje, foi inspirada nas tintas para carros.

Na sua primeira versão, o produto era de um tom rosa-claro e era aplicado no meio das unhas. Chegando à década de 1930, já podemos notar que a “pintura” nos dedos do pé e da mão fazia muito sucesso entre as grandes estrelas do cinema hollywoodiano. No ano de 1932, os irmãos Charles e Joseph Revlon (esse sobrenome me parece uma referência) custearam a invenção de um novo tipo de esmalte, mais brilhante e com um leque variado de tonalidades.

Você pode encontrar o link original aqui: https://bit.ly/2srer5i

O que acharam dessa matéria? Eu adorei trazer esse tipo de curiosidade para vocês! Acho muito legal entender sobre como surgiu uma coisa que para nós é tão simples, mas teve de ser adaptada ao longo dos séculos até chegar ao resultado final

Me siga nas redes sociais:

Escrito por:
Bianca - Esmaltes
Veja também...
Siga nossas Redes
Publicidade