Livros nacionais para ler no feriado de 7 de setembro

 4-9-2018   Livia - Literatura   Artigo

Feriadão prolongado chegando, e além de descansar nós só pensamos em tirar um tempinho para ler um bom livro.

1- A hora da estrela- Clarice Lispector
Macabéa mal tem consciência de existir. Sua história é narrada por Rodrigo S.M. que expõe as miséria da datilógrafa que pouco sabe sobre o mundo, com as análises psicológicas típicas de Clarice Lispector. São apenas 87 páginas, mas é bem emocionante, principalmente o final.

2- A Missão - Stéfani P. Paludo
Uma distopia nacional contemporânea! Um vírus dizimou a população mundial. Dentre os sobreviventes, 200 habitantes de cada país foram selecionados para povoar Tazur, um país novo criado em meio à Floresta Amazônica. O que era para ser um país perfeito, torna-se um regime ditatorial. Então um grupo de amigos resolve se reunir para dar um golpe e tomar o poder.

3- Seminário dos Ratos- Lygia Fagundes Telles
Contos de mistério que misturam realidade e fantasia, elementos sobrenaturais, digressões... Tudo muito bem narrado, a ponto de você realmente se imaginar nas cenas. O título do livro também dá nome a um dos contos desta edição da Rocco, um dos meus preferidos.

4-  O enigma de Compostela- A. J. Barros
Este livro é um pouco extenso, então você vai precisar, provavelmente, extrapolar o seu feriado lendo, e ainda assim vai precisar continuar durante a semana, o que não invalida a dica. É uma aventura incrível de mistério que acontece no caminho para Santiago de Compostela, na Espanha. Durante o trajeto, o peregrino Maurício vai se deparando com diversos crimes, paisagens, culturas e muita, muita História. O Maurício tem um quê de Robert Langdon, e quem gosta dos suspenses do Dan Brown também vai curtir esse aqui.

5- Alameda dos Pesadelos- Karen Álvares
É um romance de terror psicológico dos bons, com uma pegada meio espírita, mas que também aborda assuntos mais sérios como a depressão que consumiu Vivian, a protagonista e vemos como isso fê-la aceitar viver um relacionamento abusivo. O livro é narrado em flashbacks e as referências ao espiritismo fazem toda a diferença na construção e evolução da trama. Garanto que você não conseguirá soltá-lo até terminar de ler.

6- Fugitivos - Carlos Barros

Fugitivos conta a história de 5 amigos de idades diferentes que são unidos pelas "desgraças" de suas vidas. E resolvem fugir em busca de uma vida melhor. É um livro grande, mas de narrativa muito fluida, então é totalmente possível de ser lido nesses 4 dias.

7- Dom Casmurro - Machado de Assis
Não podia faltar uma das principais obras brasileiras! Dom Casmurro foi um livro inovador, narrado em primeira pessoa (apesar de pertencer ao Realismo), que gira em torno do protagonista Bentinho e seu amor pela vizinha Capitu, de origem mais pobre.Também faz aquele panorama social do Brasil do Século XIX, repleto de críticas e ironias que só Machado sabia fazer. E te desafio a descobrir se enfim Capitu traiu ou não Bentinho.

Me sigam nas redes sociais.

Escrito por:
Livia - Literatura
Veja também...
Siga nossas Redes
Publicidade